Sessão de Abertura 2014 Cineclube Bamako homenageia Carolina de Jesus

panfletos-01

O Cineclube Bamako dá início à sua terceira temporada em 2014. Este é o ano do centenário da poetisa Carolina de Jesus, negra, mulher, de origem pobre. Uma homenagem mais do que justa para começarmos este nosso novo momento, quando trazemos como foco das ações cineclubistas o olhar sobre a mulher negra.

Mulheres, mães, militantes, artistas, guerreiras. Na véspera do dia da mulher negra, latino-americana e caribenha trazemos também a exibição do filme 25 de Julho, que trata das várias experiências de vida de mulheres que estão na luta pelos seus direitos.

Após os filmes, reforçaremos a ligação com a poesia com um sarau, onde traremos como tema a mulher negra, seguida da discotecagem da DJ Preta One, com o melhor da música negra.

É isso aí, todos estão convidados a presenciar este momento de celebração do talento, da luta, da coragem e da resistência de Carolina e de várias outras guerreiras negras do dia a dia.

A entrada é franca e a classificação é livre. Junte-se a nós, o Cineclube Bamako é resistência negra popular!

 

Confira as sinopses dos filmes abaixo:

Carolina de Jesus – Vida e Obra Literária (Reportagem: Vera Morgado, Documentário, 2 min,  Ano: 2012) 

Documentário sobre a escritora Carolina de Jesus, exibido pela TV Câmara em comemoração ao dia da Consciência Negra, festejado no Brasil a 20 de novembro.

 

Carolina (Direção: Jeferson De, Documentário, 14 min,  Ano: 2003) 

O curta Carolina traz Zezé Mota no papel de Carolina de Jesus, mulher negra e ex-favelada, que denunciou a fome, o preconceito e a miséria em seu diário, mais tarde publicado com grande sucesso editorial.

 

25 de Julho – Feminismo Negro Contado em Primeira Pessoa (Direção: Avelino Regicida, Documentário, 63 min, Ano: 2013)

O filme surge por conta da curiosa situação de existir uma data tão significativa para as mulheres, em nosso contexto político social, o 25 de julho e mesmo assim o dia 8 de março ainda é mais reconhecido e comemorado por nossas guerreiras terceiro-mundistas. Assim o documentarista Avelino Regicida, junto com a Do Morro Produções lança em 2013 a proposta de desenvolver um documentário/pesquisa que trate sobre a data e diversas questões que a cercam.

 

 

O QUÊ? Sessão de Abertura 2014 do Cineclube Bamako – Homenagem a Carolina de Jesus

QUANDO? 24 de Julho, às 19h

ONDE? Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia Recife – Rua do Bom Jesus, 147, Bairro do Recife, Recife-PE.

Publicado por Gabriel Muniz

Sou designer gráfico formado pelo IFPE (2007) e cineasta graduado na UFPE (2013). Tenho desenvolvido trabalhos gráficos, ilustrações e produtos audiovisuais freelance, além de estudos práticos em captação e pós-produção de som e arte sonora.

Deixe um comentário