SESSÕES

2018

Sessão 01 – Abertura: Sessão Porongos – Quilombo Família Fidélix

Cerca de 40 pessoas estiveram presentes para prestigiar a abertura do Cineclube Bamako no Quilombo Família Fidélix, evento realizado no dia 20-09-2018. Começamos por volta das 15h30 com uma Oficina de Serigrafia, ministrada por Ana Paula, integrante do Coletivo Alicerce. Trabalhamos nas telas de impressão a temática da Reparação Histórica das violências contra os povos não brancos, com as imagens de Zumbi e Dandara dos Palmares em primeiro plano. Também experimentamos uma tela para confecção das camisetas do Quilombo Fidélix. Montamos uma banca para exposição dos produtos da Frente Quilombola RS, Bamako Produção e Pontos de Miçangas.

Após a Oficina de Serigrafia, iniciamos a exibição dos filmes Manifesto Porongos (Thiago Köche/Rafuagi) e Fábula de Porongos(Manuela Furtado/Praça de Filmes). A Sessão Porongos foi bastante simbólica, pois aconteceu justamento no dia 20 de Setembro, quando no RS é comemorada a Revolução Farroupilha. Os filmes trouxeram audiovisões críticas e afrocentradas dos ocorridos, traçando pontes com os atuais momentos políticos, sociais e culturais no estado e no país.

Logo em seguida fizemos o lançamento de OuvidoChão – Identidades Quilombolas, documentário produzido por Gabriel Muniz/ Cineclube Bamako, e que foi gravado no próprio Quilombo Fidélix. O filme trabalha paisagens sonoras, memórias, oralidade, territórios e identidades negras/quilombolas ao destacar os trânsitos territoriais e dinâmicas de sociabilidade dos seus personagens.

Após os filmes houve uma grande roda de debate sobre as comemorações da Semana Farroupilha. A discussão teve como tema principal o episódio do Massacre de Porongos e a revisão histórica do racismo nas representações oficiais do estado. Além disso foi bastante criticada a representação de uma senzala, organizada por um dos acampamentos farroupilha, o que trouxe a tona todo o caráter racista e provocador das elites do estado.

Realização: Cineclube Bamako Apoio: Quilombo Fidélix / Frente Quilombola RS / Coletivo Alicerce

2014

Sessão 01 – Abertura: Homenagem à poetisa Carolina de Jesus

_MG_0359

Na última quinta-feira (24-07-2014), na Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia Recife, e na véspera do Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, o Cineclube Bamako deu o pontapé inicial para o seu terceiro ano de resistência. Tendo também como mote o centenário da poetisa Carolina Maria de Jesus, fizemos uma sessão linda, que contou com curtas sobre Carolina e outras guerreiras negras como Chiquinha Gonzaga e Mãe Menininha do Gantois; e um longa chamado 25 de Julho – Feminismo Negro Contado em Primeira Pessoa que colocou diante de um público de cerca de 40 pessoas, as opiniões, reflexões e experiências de vida de diversas jovens negras e militantes.

À metade feminina da equipe Bamako coube a função de apresentar não apenas os filmes, mas também mediar um pequeno debate, onde algumas pessoas do público teceram suas impressões sobre os filmes e compartilharam experiências pessoais; Logo em seguida partimos para o sarau poético que homenageou Carolina e diversas outras negras importantes em nossa história a partir das vozes e da presença da poetisa Pollyane Carlos e do poeta Marcos Cardoso. Um momento muito bonito, onde a dupla se revezou em declamações para uma plateia bastante afinada com o tema. Além disso tivemos uma banquinha, onde foram distribuídos cordeis de autoria de Pollyane e a venda de camisetas do Cineclube Bamako, uma das formas de geração de renda para nossa iniciativa independente.

E para fecharmos bonito tivemos bastante música com a DJ Preta One, que soltou várias joinhas da música negra nacional e internacional enquanto o público apreciava além dos sons, uns petiscos preparados pela própria equipe Bamako, enquanto conversava sobre a sessão, trocava ideias sobre parcerias, tiravam fotografias do momento.

Foram momentos bastante agradáveis desta primeira de várias sessões que teremos neste segundo semestre de 2014. Estaremos no Bongi, na Mustardinha, na Mangueira, na Bomba do Hemetério, na Universidade Federal de Pernambuco, ocupando espaços, e levando filmes, diversão e discussão sobre a cultura negra e as questões que envolvem a negra e o negro no mundo contemporâneo. Continuem nos acompanhando, Axé!

Anúncios

2 pensamentos sobre “SESSÕES

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: