Sessão Encantarias – Semana Semana convida Cineclube Bamako

SESSÃO ENCANTARIAS

O Cineclube Bamako orgulhosamente apresenta uma sessão mais do que especial: Atendendo ao convite do evento Semana de Cinema (RJ) participaremos de sua atividade de curadoria expandida  – a Semana Semana, que acontecerá entre os dias 17 e 23 de março. Esta é mais uma ação em parceria, que vem para ampliar as articulações cineclubistas com outros estados do Brasil.

A nossa curadoria, organizada por integrantes do Bamako em Porto Alegre-RS, Olinda-PE e Rio de Janeiro-RS, propôs uma sessão com dois filmes produzidos por realizadoras de comunidades quilombolas de Itapecuru Mirim-MA e de Mirandiba-PE. A intitulada Sessão Encantarias exibirá os curtas Terra de Encantados, de Dayanne Santos e Anacleta Pires (MA); e Não Mexa em Coisa Sagrada, do Coletivo Ficcionalizar (PE).

Nosso intuito é dialogar sobre a potência das narrativas produzidas a partir do olhar e da escuta de quem vive os territórios quilombolas, suas lutas políticas, percepções de mundo e manifestações culturais / espirituais. Para isso, convidamos as realizadoras maranhenses Dayanne Santos, Anacleta Pires e a produtora pernambucana Aline Maria para um debate mediado pela nossa companheira do Bamako, Fabiana Maria, que acontecerá na segunda-feira 22/03, às 15h.

A Sessão Encantarias acontecerá em formato virtual de forma aberta à participação e às perguntas do público durante o debate. Chegue junto e aprecie este momento de difusão e fortalecimento de narrativas independentes sobre tradições ancestrais em constante luta por afirmação de seus modos de ser e de bem viver.

ASSISTA OS FILMES AQUI

DEBATE 22/03/2021, ÀS 15H:

MINIBIO (Mediadora, integrante do Cineclube Bamako)

FABIANA MARIA – Natural do Recife-PE e cidadã de Olinda-PE, reside atualmente em Olinda-PE. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Pernambuco (UPE) e especialização em Mídias na Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente é professora de dedicação exclusiva na Prefeitura de Olinda, na Escola Municipal em Tempo Integral Dom João Crisóstomo, desenvolve projetos educacionais, com a temática negro/indígena, educação e audiovisual. Desde 2012 atua no Cineclube Bamako e enquanto cineclubista participou como jurada em diversos festivais audiovisuais em Recife/Olinda-PE, escritora de dois livros infantis ainda não publicados e em 2018, realiza seu primeiro documentário, Cabelos de Redemoinhos.

MINIBIO (Realizadoras, Terra de Encantados)

DAYANNE DA SILVA SANTOS – Mulher negra, educadora popular, poeta, socióloga, ativista e de terreiro (Tambor de Mina). Integrante do Grupo de Estudos: Desenvolvimento, Modernidade e Meio Ambiente (GEDMMA/UFMA); Coordenadora do Coletivo Encontros Marginais e integrante do grupo de mulheres negras de Porto Alegre/RS Pretambor. 

ANACLETA PIRES DA SILVA – Mulher negra, quilombola, educadora popular, defensora popular de direitos humanos e da natureza, lavradora, poetisa, coureira, compositora e cantora, instrumentista, nascida e criada no Território Quilombola de Santa Rosa dos Pretos, Itapecuru-Mirim/Maranhão e integrante do Grupo de Estudos: Desenvolvimento, Modernidade e Meio Ambiente (GEDMMA/UFMA). Filha de mãe África, descendente de escravizados e escravizadas nas senzalas.

MINIBIO (Realizadora, Não Mexa em Coisa Sagrada)

ALINE MARIA DA SILVA – Natural e Residente da cidade de Mirandiba, sertão central de Pernambuco, domiciliando no Quilombo Pedra do Amolar. Possui graduação em Serviço Social pela (FACHUSST), e pós-graduação pela AEG Consultoria em políticas públicas com ênfase em saúde. Educadora por vocação e formação, até o ano de 2020 lecionou no Programa do Estado de Pernambuco – Projovem Urbano. Colaborou na elaboração das Diretrizes Curriculares da Educação Escolar Quilombola de Mirandiba. Exerce funções junto ao Centro de Cultura e Cidade Zumbi dos Palmares realizando diversas modalidades como também produção e articulação, no projeto Ficcionalizar no Quilombo/ projeto audiovisual de produção documental.

Mais Informações:

Os filmes estarão disponíveis no canal do Youtube da Semana até o dia 22 de Março, próxima segunda-feira, quando também ocorrerá o debate às 15h com as diretoras e convidadas.

As artes desta edição foram feitas por Rayno (Aldeia Nova), Poteí Juma (Aldeia Juma) e Kanynary (Aldeia Itximitary) parceiros da Semana Semana na Amazônia.

Mais informações:
semana.art.br

Esta publicação foi postada por cineclubebamako.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: