Oficinas de Design e Audiovisual para grupos culturais e coletividades negras

O Cineclube Bamako e a Bamako Produção oferecerão na segunda e terceira semanas de março de 2021 oficinas de Design e Audiovisual para grupos culturais e coletividades negras. As atividades serão realizadas como contrapartidas ao incentivo federal da Lei Aldir Blanc – Inciso II, organizada pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre-RS.

Nos dias 09 e 11/03, das 15h às 18h, acontecerá a oficina de Introdução ao Design em Mídias Móveis. Utilizaremos principalmente o aplicativo Canva, editor gráfico gratuito que permite desenvolver composições para produção gráfica, redes sociais, animações, entre outras possibilidades. Já nos dias 16, 17 e 18h, também das 15h às 18h, teremos a oficina de Introdução ao Audiovisual em Mídias Móveis. Para ela trabalharemos os recursos de câmera de smartphones / tablets e alguns aplicativos de captação de som (Wavepad Free) e de edição de vídeo (Inshot, Capcut).

Estas formações introdutórias são destinadas prioritariamente a pessoas negras e integrantes de quilombos, casas de tradições de matrizes africanas, grupos de capoeira e de movimentos sociais e culturais que trabalham as lutas de afirmação do povo negro. Trabalharemos, além das técnicas com as ferramentas acima citadas, questões de linguagem gráfica e audiovisual; e questões narrativas a partir de referências em simbologias ligadas às culturas negras

Serão destinadas 15 vagas para cada curso e os candidatos podem se increver até o dia 01/03 em uma ou em ambas as oficinas. Haverá uma seleção, baseada nas informações relatadas no formulário de inscrição, objetivando contemplar o maior número de pessoas. A inscrição nas duas oficinas não garante a seleção em ambas, podendo a pessoa que se candidatar ser selecionada em apenas uma.

As oficinas serão facilitadas pelo educador popular Gabriel Muniz, designer e cineasta que vem desenvolvendo trabalhos orientados ao fortalecimento de coletivos negros, quilombos, terreiros e demais comunidades negras, indígenas e periféricas. Se inscreva, traga sua bagagem de vivências e experiências e vamos fazer trocas de conhecimentos para o desenvolvimentos de peças de comunicação orientadas na afirmação das lutas e culturas do povo negro. Axé!

Local: Online pela plataforma JITSI MEET (o link será divulgado apenas para as pessoas selecionadas)

Inscrições até 03/03 no Formulário: https://forms.gle/7QZoHWwAYi8S63NUA

INFORMAÇÕES:

  • Telefone: 51 992029983
  • Email: bamakoproducao@gmail.com
  • Site: cineclubebamako.wordpress.com

Realização:
Cineclube Bamako e Bamako Produção

Incentivo:
Lei Aldir Blanc
Prefeitura do Município de Porto Alegre-RS
Governo Federal

Esta publicação foi postada por cineclubebamako.

2 pensamentos sobre “Oficinas de Design e Audiovisual para grupos culturais e coletividades negras

  1. Valeu Gabriel por compartilhar o conhecimento uvo querer participar dessa

    Introdução ao Design em Mídias Móveis

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: