Cineclube Bamako retorna à Olinda em dezembro com a Sessão Identidade

A Sessão identidade, do Cineclube Bamako, traz o documentário Cabelos de Redemoinhos e o encerramento da exposição fotográfica Cabelo: Uma Questão de Identidade

CABELOS DE REDEMOINHOS (Doc: Fabiana Maria / Cineclube Bamako, PE/RS, 2019, 9’)

Sinopse: A desconstrução de imaginários pessoais / coletivos em relação aos cabelos crespos a partir da experiência de 3 mulheres negras. E as possibilidades de reconstrução da autoestima das meninas negras através de ferramentas pedagógicas e de educação militante proporcionadas por uma professora e sua proposta de literatura infantil.

CABELO: UMA QUESTÃO DE IDENTIDADE

A exposição foi idealizada pelo cabeleireiro Félix Oliveira, através da criação de um catálogo Estética Afro, para que suas clientes possam se identificar e ter alguma referência. A produção deste catálogo foi realizada de forma independente com ajuda de alguns parceiros, como: o fotógrafo Fernando Azevedo, a coprodutora Gal Almeida, a designer Marcela Rabelo e clientes modelos.

 

RODA DE CONVERSA com Fabiana Maria e Félix Oliveira e convidadas; Carlita Roberta (Modelo e atriz); Fernanda Lima (Vice-Presidenta Nacional da UNALGBT); Gabrielle Conde (Contra-Mestra de Capoeira – ECAI Ifé); Mazarelo Rodrigues (Coordenadora do Kanteatro); Roma Julia (Contadora de estórias).

 

RODA DE CAPOEIRA – Grupo São Bento Pequeno – Contra-Mestre Efraim Santos e Contra-Mestre Jairton Amorim (Oião)

 

Cronograma

18h00 ás 18h30 – Visita à Exposição
18h30 as 19h00 – Roda de Capoeira
19h00 ás 19h15 – Exibição do Filme
19h15 ás 20h00 – Roda de Conversa

 

Fabiana Maria – Mulher Negra; Mãe solo; Pedagoga (UPE); Escritora de 2 livros, ainda não publicados; Diretora do documentário Cabelos de Redemoinhos; Sócia fundadora do Cineclube Bamako, Vice-Presidente Estadual da UNEGRO-PE; Professora da Escola Municipal Tempo Integral Dom João Crisóstomo; Conselheira do Conselho Municipal Étnicorracial de Olinda.

 

 

 

 

Félix Oliveira – natural de goiana, homem negro, gay. Pedagogo social; Cabeleireiro formado pela Unopar; Embelezamento e imagem pessoal; Colorista Maquiador; Especialista em cabelos crespo e cacheado; Idealizador da Exposição Fotográfica Cabelo: uma questão de identidade e da Exposição Fotográfica Erê Mucunã.

 

 

 

 

 

Carlita Roberta – feminista preta, estudante de Serviço Social pela Universidade Católica de Pernambuco, modelo e atriz. Protagonista do clipe Rainha do Congo, em homenagem a Rainha Marivalda, do Maracatu Estrela Brilhante do Recife onde foi dirigido por Afonso Oliveira Produções. Participa da formação para colunista/escritora pela Agência de Notícias da Favela (ANF) – do RJ, que atua em Recife em parceria também com Universidade Católica formando jovens pretos e periféricos para a Rede de agentes comunitários de comunicação.

 

 

 

 

Fernanda Lima – Gestora em Marketing, Vice-Presidenta Nacional da UNALGBT, Diretora da UNEGRO-PE, Gestora do Centro da Mulher Metropolitana Júlia Santiago pela Secretaria da Mulher do Recife.

 

 

 

 

 

 

 

Gabrielle Conde – Contra-Mestra de Capoeira do ECAI Ifé, negra, feminista, vinda da periferia, mulher de axé, mãe autônoma, capoeirista e arte-educadora.

 

 

 

 

 

Mazarelo Rodrigues – Graduada em pedagogia (UPE); Profª das redes municipais Paulista e Olinda; Idealizadora e coordenadora do Kanteatro; Conselheira do Conselho Municipal Étnicorracial de Olinda; Fundadora do movimento Lute como uma professora; Vice-gestora da Escola Municipal de Tempo Integral Sagrado Coração de jesus.

 

 

 

 

 

Roma Julia – Pedagoga; Contadora de estórias; Idealizadora dos projetos: Histórias do Meu Povo, Minha Comunidade é Assim, Mulheres Negras na Literatura Pernambucana. Se dedica a arte de contar histórias e ao desenvolvimento de ações de incentivo à leitura. Acredita que todos trazem em si o potencial criativo para produção de histórias a partir do resgate de suas memórias.

 

Esta publicação foi postada por cineclubebamako.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: