Sessão Matriarcas na Noite do Dendê 2019

Embora a dificuldade de fecharmos a articulação, conseguimos definir a nossa sessão junto à programação da Noite do Dendê 2019. Confira as sinopses dos filmes:

 

TIA CIATA (2017) é um curta-metragem documental que aborda o protagonismo feminino negro sob a ótica de Hilária Batista de Almeida, a Tia Ciata, uma mulher de suma importância para a história e cultura brasileira, referência na construção da identidade nacional.

SANTA DO MARACATU (1980) De Fernando Spencer. Documentário sobre as origens do Maracatu, tendo como base Dona Santa, famosa rainha do Maracatu Elefante.

KBELA (2015) Na indústria cinematográfica, mulheres negras sempre foram retratadas com cabelos alisados, promovendo um embranquecimento de suas características para agradar um público acostumado com personagens naturalmente brancos. No entanto, a diretora Yasmin Thayná resolve abandonar toda essa dinâmica conservadora e empodera mulheres negras através de seus cabelos crespos, uma das principais características da etnia negra e que deve, sempre, ser celebrada.

CAROLINA (2003) Carolina Maria de Jesus. Seu diário da favela é um sucesso em 1960. Apesar do reconhecimento, morreu esquecida e pobre.

 

 

Esta publicação foi postada por cineclubebamako.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: