Lançamento Flores de Baobá | Cabelaço PE

O Flores de Baobá é uma coletânea de Lambe-lambes para acontecer pelas cidades, especialmente Recife e Olinda, cidades-sede do coletivo Cabelaço-PE. É projeto parido em nome do 25 de julho, Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha. No Brasil, Dia da Mulher Negra. Data que é comemorada desde o ano de 1992 e que vem começar a ganhar força em nossas agendas locais só recentemente – “ninguém nos disse que seria fácil” nos disse Audre Lorde. Considerando que até mesmo muitas mulheres negras não tem ciência deste dia, enunciaremos por aí esta força por meio dessas imagens. Que ficaram lindas e enchem as madrecitas acá de inspiração e orgulho. A árvore Baobá representa nossa ancestralidade replantada e renascida pela travessia do Atlântico, as Flores são o nosso germinar ancestral, com força, forma e luz.

Imprimimos artesanalmente lambes com imagens de mulheres negras que admiramos. Elas nos representam porque aparecem em nossa caminhada como elos fortalecedores de nossas vidas. São 12 imagens, cada qual contendo uma força e descanso femininos através de fotos ilustradas aonde posam: Inaldete Pinheiro, Vera Baroni, Denise Botelho, Adriana Luz do Nascimento, Maria José dos Santos, Victoria Santa Cruz, Maria Clara de Sena, Luiza Cavalcante, Agatha Vitória, Nzinga Cavalcante, Graça Elenice Braga, Perlla Rannielly, Beth de Oxum. São elas: Yalorixás, Professoras, Agricultoras, Mestras de Capoeira, Fotógrafas, Enfermeiras, Yabassés, Advogadas, Poetas, Pesquisadoras, Atrizes, Escritoras, Militantes, Intelectuais.

A intenção do lançamento é jogada para o mês de agosto, que a concilia com o mês da Visibilidade Lésbica. Mês caro a nós, visto que nosso coletivo assume as experiências das mulheres negras lésbicas como ponto nevrálgico para toda e qualquer transformação que possa vir a ocorrer na melhora e alcance de nossos direitos, sejam eles na garantia de nosso ir e vir livremente, seja como assegurar condições dignas para nossas vidas e nossa saúde mental, física e afetiva.

Para acontecer, o projeto recebeu o financimaneto do SOS Corpo – Instituto Feminista e apoio do Centro de Cultura Luiz Freire.

Issé aonde? Vai ter o que lá?

Onde: Centro de Cultura Luiz Freire
Quando: Sábado 26.agosto.2017
Horário: 19:30h às 21h.

A celebração contará com sessão especial do Cineclube Bamako e Fazendo Milagres Cineclube, rodando o filme K-bela, da cineasta carioca Yasmin Tainá, contamos com o apoio também do Cine Milagres e FEPEC
para essa sessão realização.
Seguiremos para uma troca de ideias com as homenagedas que puderem comparecer e desgutaremos uma comidinha feita pela nossa querida Neidinha Amora. Contaremos também com feira de produtos artesanais.
O auditório e as comidas contam com a presença de 50 pessoas, então chega na hora!

Asè a todes!

Anúncios
Esta publicação foi postada por cineclubebamako.

Um pensamento sobre “Lançamento Flores de Baobá | Cabelaço PE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: