Cineclube Bamako inicia Temporada 2017 em Porto Alegre-RS

Saudações Cineclubistas!

O Cineclube Bamako comemora seus 5 anos com uma nova temporada. Cidade nova, parceiros novos: Desta vez quem nos recebe para as sessões mensais é o Ponto de Cultura Espaço Escola Áfricanamente.

Nossa sessão de abertura – Sessão Porongos – será no dia 24/05, às 19h30. Neste dia – véspera do dia da África, traremos uma sessão cujo tema será o massacre de Porongos, triste capítulo da história do Rio Grande do Sul, quando os combatentes negros da Revolução Farroupilha foram traídos pelas forças do Duque de Caixias (ele mesmo!), desarmados e brutalmente assassinados.

Teremos 2 produções em curta-metragem que retratam este episódio: Manifesto Porongos, documentário/videoclipe produzido por Thiago Köche e pelo grupo de rap Rafuagi; e Fábula de Porongos, ficção realizada por Manuela Furtado e pela produtora Praça Filmes. Após a exibição teremos debates com realizadorxs.

Em 2017 o Bamako procura ampliar o alcance de suas ações com projetos que irão dialogar com cineclubes e organizações de outros estados, como RJ e RS, porém mantendo as atividades e representação em PE. Gratidão ao Áfricanamente e aos demais parceiros que temos encontrado aqui no RS e aos parceiros de PE, tão importantes na construção destes 5 anos

É um novo salto, o levante de um novo vôo, rumo a novas articulações, vivências, diálogos e experiências políticas e audiovisuais nesse Brasilzão! Nos acompanhem pelo e-mail e em nossas redes sociais:

Email: cineclubebamako@gmail.com / Facebook: @cineclubebamako / Instagram: @cineclubebamako

Informações da sessão

MANIFESTO PORONGOS – Thiago Köche / Rafuagi (Doc/Clipe, 16′, 2016).

Sinopse: O trabalho trata do vergonhoso massacre de Porongos durante a Revolução Farroupilha, quando negros escravizados que lutavam ao lado dos farroupilhas com a promessa de liberdade foram emboscados e chacinados, através de ordens diretas de Duque de Caxias e David Canabarro. Na música, utilizando versos do poeta negro Oliveira Silveira (em memória), a letra do Hino do Rio Grande do Sul é alterada: o trecho “povo que não tem virtude acaba por ser escravo” dá lugar a “povo que não tem virtude acaba por escravizar”.

FÁBULA DE PORONGOS – Manuela Furtado / Praça Filmes (Fic, 23′, 2016).

Sinopse: Uma história de resgate da cultura negra gaúcha e dos Mestres Griôs. Educativo, o curta-metragem trata da realidade de famílias negras na periferia das grandes cidades em paralelo a fatos históricos. Vô Guinga (Sirmar Antunes) é um militar aposentado que recebeu uma oferta de compra para sua loja de animais, localizada em uma área na periferia de Porto Alegre, onde será erguido um centro comercial. Enquanto narra histórias da saga Farroupilha para a neta Clara (Beatriz Lima), vêm à tona dilemas humanos como relações familiares e a liberdade de escolha, sempre sob o  manto da história dos Lanceiros Negros e a controversa história do Cerro de Porongos.

_________

IMPORTANTE:

O Cineclube Bamako é uma ação totalmente independente. Envolve custos, para divulgação, transporte, comunicação e alimentação da equipe; energia, organização e manutenção da estrutura e equipamentos do Áfricanamente. Convidamos o público a colaborar com nossas ações contribuindo com uma quantia a partir de R$ 10, para que  o projeto siga em frente. Seremos gratos, pois nossos esforços são para o público, para o bem coletivo! Curta, compartilhe, colabore, contribua, fortaleça!

_________

ONDE? Ponto de Cultura Espaço Escola Áfricanamente – Avenida Cristóvão Colombo, 761, Porto Alegre – RS

QUANDO? 24/05, 19h30

QUANTO? Contribuição espontânea, a partir de R$ 10

CONTATO? Email – cineclubebamako@gmail.com / Fone: +55 51 99202-9983 / 51 99630-2807

Anúncios
Esta publicação foi postada por Gabriel Muniz.

Um pensamento sobre “Cineclube Bamako inicia Temporada 2017 em Porto Alegre-RS

  1. Pingback: Cineclube Bamako inicia Temporada 2017 em Recife-PE | Cineclube Bamako

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: