Nota de pesar

mahomed_bamba

Na madrugada de ontem (16/11) aos 48 anos fez sua passagem o professor da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Mahomed Bamba, vítima de infecção generalizada. Ele havia passado por um procedimento cirúrgico por conta de um tumor no fígado.

Natural de Costa do Marfim, Bamba integrava o corpo de professores da referida instituição desde 2009, onde atuava na área de Cinema e Audiovisual, além de ser professor e pesquisador do Programa de Pós Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas. Em sua carreira acadêmica, Bamba realizou e participou de diversas publicações sobre cinemas africanos, sendo uma destacada voz sobre estas cinematografias no Brasil.

Para os estudos das cinematografias africanas no Brasil, para nós do movimento cineclubista, e em especial para o Cineclube Bamako, este ocorrido representa uma enorme perda. Os estudos do professor Mahomed Bamba foram grandes referências para a idealização e a realização do Bamako.  As reflexões propostas em diversos campos, das narrativas às questões econômicas, bem como aquelas que tratavam da diáspora, do pensamento e das construções políticas das cinematografias de África foram de essencial importância para o nosso viés político e para as escolhas artísticas/temáticas das nossas sessões.

Lamentamos bastante esta ausência, e esperamos que seus estudos continuem inspirando novas iniciativas, tanto no campo acadêmico, quanto no campo da produção e difusão do audiovisual de países africanos e de sua diáspora, assim como os estudos e realizações de negras e de negros em nosso país.

Axé!

 

Equipe Cineclube Bamako.

 

 

Esta publicação foi postada por Gabriel Muniz.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: