Cineclube Bamako realiza sessão na Noite do Dendê

panfletonoite-05-05

Saudações Cineclubistas!

O Cineclube Bamako realiza nesta quarta-feira 23/09 uma Sessão em parceria com o evento Noite do Dendê. Às 20h faremos a exibição dos filmes Espaço Sagrado, de Geraldo Sarno; Igrejas de Pretos e Pardos, de Móisés Kendler e Avenida Presidente Kennedy, de Adalberto Oliveira.

Após a sessão teremos debate com o realizador Adalberto Oliveira e de representante de Avenida Presidente Kennedy. Contamos com a sua presença para prestigiar mais uma de nossas sessões dentro da programação da Noite do Dendê. Até lá!

Axé!!!

 

SOBRE OS FILMES

Espaço Sagrado (Geraldo Sarno, 1975, 17min)

Igrejas de Pretos e Pardos (Moisés Kendler 1976, 18min)

Avenida Presidente Kennedy – Direção: Adalberto Oliveira / Gênero: Documentário /Ano: 2014 / Origem: Brasil / Duração: 16 min

Sinopse: A Avenida Presidente Kennedy é uma das principais vias de acesso ao subúrbio de Olinda, localizada na Região Metropolitana de Recife. Ela atende diariamente a milhões de pessoas que por ali transitam, e trata-se de uma região culturalmente diversificada, tanto musical quanto religiosamente, onde encontra-se um grande número de moradores que dividem espaço com lojas de departamento e feiras que remetem ao passado.
A proposta do documentário é apresentar o cotidiano dessas pessoas que fazem uso da via diariamente, com uma estética que explora o som do ambiente, fazendo uma sobreposição como se o espectador pudesse contemplar a poesia visual daquela avenida, bem como todo o contexto que envolve os problemas dos subúrbios das cidades.
__

Ficha técnica:

Direção, Roteiro, Fotografia, Montagem: Adalberto Oliveira.
Assistente de Direção: Jucélio Matos.
Produção: Adalberto Oliveira, Anna Andrade, Gabi Saegesser.
Assistente de Produção: Nicolas Oliveira e Roma Júlia.
Elenco: Anderson Lopes, Elvio Luiz, Nicolas Oliveira, Thiago Matias, Iris Rodrigues.
Transcrição e legendagem: Anna Andrade
Still: Gabi Saegesser.

 

SOBRE A NOITE DO DENDÊ

A Noite do Dendê, festividade que remonta o início do século passado, data no ano de 1914, é um evento que reúne em um  único dia várias manifestações da cultura afro-brasileira que  expressam o valor e a beleza desta vertente que forma nossa identidade brasileira – diversa e multifacetada.

É uma verdadeira celebração dedicada ao povo negro traduzida em várias linguagens culturais como a música, a culinária, a dança e o encantamento da plasticidade das indumentárias dos maracatus, afoxés, coco-de-roda e por que não das pessoas que se misturam nessa festa.

A Festa marca também as homenagens ao Orixás Ìbejì (Santos São Cosme e Damião no sincretismo), um momento especial voltado às crianças com atividades lúdicas e distribuição de doces, costume nesta celebração.

A Noite do Dendê tem sua raiz fincada na Casa do Ilê Axé (Templo de Força) do Oxóssi  Guanguobira e da Nação do Maracatu Porto Rico, suma história de firmeza na tradição.

 

Confira a PROGRAMAÇÃO DA NOITE DO DENDÊprogramação

 

 

Esta publicação foi postada por Gabriel Muniz.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: