Mostra Bamako Especial: Olhares Sobre a Felicidade

04 mostra TO-02

Salve Salve!!

O Cineclube Bamako fecha o mês de setembro com mais uma ótima novidade. Nos últimos tempos temos ampliado nossa articulação com outros estados do país e felizmente temos a honra de apresentar o primeiro desses frutos: A Mostra Bamako Especial: Olhares Sobre A Felicidade. Em parceria com a Casa da Árvore, Movimento Pela Vida e Canto das Artes o Cineclube Bamako realiza a primeira intervenção fora do estado de Pernambuco.

A mostra integra a programação do 14º Movimento Pela Vida, que acontece em Taquaruçu (Palmas-TO) e tem como objetivo apresentar um pouco das Áfricas a partir de seus cinemas, trazendo um recorte mais do que especial. A ideia é exibir filmes que colocam em primeiro plano diversas formas de felicidade. Embora todo o contexto de dificuldades que os 3 filmes têm em comum, estes trazem histórias de luta, de solidariedade e de alternativas simples, porém verdadeiras, para alcançar a felicidade.

Serão dois dias de exibição, 28 e 29/09. Na primeira sessão teremos dois médias metragem: o moçambicano O Grande Bazar (exibido em nossa última sessão) e o senegalês A Pequena Vendedora de Soleil (que exibimos no ano passado). Já no segundo dia teremos o longa bissau-guineense Nha Fala – A Minha Voz, também exibido no ano passado e falado em crioulo.

Para nós é uma grande satisfação poder ampliar nossa articulação e poder disseminar ainda mais as cinematografias africanas em território nacional. Esperamos que essa seja a primeira de várias outras articulações, dentro ou fora de Pernambuco, e que mais possibilidades surjam para levar a todos nós brasileiros uma compreensão maior de nossa história, cultura e identidade a partir da linguagem cinematográfica.

Um salve para o pessoal do Tocantins, tomara que vocês curtam nosso trabalho!

 

Confira as sinopses dos filmes:

 

O GRANDE BAZAR (O Grande Bazar, 2006) Direção: Licínio de Azevedo / Gênero: Drama / Origem: Moçambique / Duração: 56 min

Num grande mercado africano, dois meninos com vivências diferentes e objectivos opostos. Um deles procura uma solução para recuperar o que lhe foi roubado…porque assim pode voltar para casa. O outro não olha a meios para sobreviver sem ser obrigado a viver com a família. Estas diferenças, ao contrário do que seria previsível, não os separam e juntos irão enfrentar o adversário comum.

 

A PEQUENA VENDEDORA DE SOLEIL (La Petite Vendeuse de Soleil, 1999) Direção: Djibril Diop Mambéty / Gênero: Drama / Origem: Senegal / Duração: 45 min

Menina deficiente de doze anos, Silli vai mendigar nas ruas de Dakar. Um bando de meninos vendedores-mirins de jornais zombam de sua deficiência. Ela logo decide parar de mendigar e começa também a vender jornais, atividade normalmente reservada aos meninos. No decorrer de suas aventuras, Sill conhece Babou: uma amizade que se afirma frente à brutalidade dos pequenos rivais vendedores de jornal…

 

NHA FALA – A MINHA VOZ (Nha Fala, 2002) Direção: Flora Gomes / Gênero: Musical, Comédia / Origem: Portugal, França, Luxemburgo, Guiné Bissau, Cabo Verde / Duração: 110 min

Antes de partir para a Europa para estudar, Vita, uma jovem africana, promete à mãe que jamais cantará, pois uma maldição que se abate sobre a sua família determina que qualquer mulher que ouse cantar, morrerá amaldiçoada. Em Paris, Vita conhece Pierre, um jovem e talentoso músico por quem se apaixona. Transbordando alegria, Vita liberta-se finalmente e canta, deixando-se convencer por Pierre a gravar um disco, que se torna um sucesso de vendas imediato. Temendo que a mãe descubra que quebrou a promessa, Vita decide voltar a casa… para morrer! Com a ajuda de Pierre e Yano, Vita encena a sua própria morte e ressurreição, para mostrar à família e amigos que tudo é possível, se tiverem a coragem de ousar.

 

__________________________________

 

O quê? Mostra Bamako Especial: Olhares Sobre a A Felicidade
Quando? 28 e 29 de Setembro, às 18h
Onde? Canto das Artes, Taquaruçu – Palmas – Tocantins

Classificação Livre / Entrada Gratuita.
Contato:
cineclubebamako@yahoo.com.br
+55 81 9761 8998 / 8564 2224
facebook.com/cineclubebamako

Esta publicação foi postada por Gabriel Muniz.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: